sexta-feira, 26 de junho de 2009

Como Segurar o Arco

Com certeza a maior dificuldade de incitantes é segurar o arco de forma correta. Me lembro do meu primeiro contato com o arco, cheguei a pensar que a forma "correta" de segurar o arco não poderia estar correta, tamanha a dificuldade. Dificuldade esta, que é facilmente vencida após alguns dias de prática!

Vamos começar pela parte mais difícil! A posição do polegar no talão. A posição da foto ao lado é a correta, com a parte superior (ou as costas do dedo) encostando na parte de metal no começo da crina, se seu polegar for menor, você pode posicionar lo mais para dentro do talão, ou seja, praticamente dentro daquele vão que existe no talão, afastando se da crina, embora esta posição da foto, demonstre o polegar praticamente encostando na crina não é incorreta!
Ao segurar o arco, irá acontecer um tipo de efeito alavanca e todo o peso do arco praticamente irá ficar exatamente nesta parte de cima do dedo, nas costas do polegar, quando você sentir o peso do arco nesta parte do polegar, irá entender e saber que está segurando de forma correta, assim os outros dedos ficam praticamente livres!
Na imagem ao lado, como conclusão, podemos observar a posição dos demais dedos. Podemos usar o dedo médio e anelar apenas para "firmar" um pouco o arco, indicador e mindinho não devem participar da sustentação do arco. Lembre se que o mindinho deve ficar apenas apoiado na parte superior do arco. Tanto mindinho como indicador, possuem função de dar movimento apenas, pressionando o indicador contra o arco, o arco irá inclinar para baixo, usamos ele quando queremos criar uma fricção maior da crina contra as cordas do violino, e o mindinho evita que o arco se incline de mais para frente, evitando um efeito de pêndulo e é usado com o efeito contrário ao do indicador, para "levantar" o arco.
Por fim lembrem se: A prática leva a perfeição!


2 comentários: